terça-feira, 11 de novembro de 2008

"Filho adotivo"

No Dia dos pais eu quis fazer uma homenagem ao meu querido pai postando aqui uma música que ouvia muito quando criança: "Filho adotivo". Essa música me marcou pela emoção tão intensa que me provocava sempre que a ouvia, emoção que pingava dos meus olhos. Ainda hoje choro ao ouvir versos de uma beleza muito mais que poética, é uma beleza de um sentimento, beleza que está no conteúdo, na mensagem passada através da melodia, das rimas, dos versos. Essa música é, para mim, uma lição de vida.
Pouca coisa eu havia encontrado a respeito de seus compositores e citei apenas alguns dados sobre a vida de Sebastião Ferreira. Fiz aqui um apelo a quem soubesse qualquer coisa sobre o outro compositor: Arthur Moreira e como a vida é uma caixinha de surpresas, recebi não só informações, mas uma biografia belíssima escrita e enviada pelo próprio autor. Então, para aqueles que estavam curiosos para descobrir um pouquinho do que foi e é Arthur Moreira, aí está:

ARTHUR MOREIRA

Por ele mesmo...

"NASCI EM SÃO PAULO CAPITAL, MEU NOME É ARTHUR FREDERICO MOREIRA, FILHO DE GUARACY MOREIRA E YARA DO ROSÁRIO MOREIRA. SOU VIOLONISTA CLÁSSICO E POPULAR, TOCO ALGUNS INSTRUMENTOS DE CORDA E PERCUSSÃO. CRESCI NUMA CIDADEZINHA CHAMADA TREMEMBÉ, NO VALE DO PARAIBA. MEU PAI ERA FUNCIONÁRIO PUBLICO, MINHA MÃE DONA DE CASA E, GRANDE PIANISTA QUE ERA, FOI FAZENDO COM QUE EU DESDE PEQUENO COMEÇASSE A ME INTERESSAR POR MÚSICA.
NA ÉPOCA A JOVEM GUARDA IMPERAVA NO PAÍS, ROBERTO CARLOS, HOJE MEU AMIGO, COMANDAVA OS PROGRAMAS DOMINGO À TARDE, PELA TV RECORD, EM QUE, APENAS A TITULO DE ILUSTRAÇÃO, O IBOPE CHEGAVA A 80 PONTOS, ALGO NUNCA VISTO NO COMPLEXO TELEVISIVO DO PAÍS. FOI OUVINDO O PESSOAL DA JOVEM GUARDA, BEATLES, BEE GEES E OUTROS QUE NASCEU EM MIM A VONTADE DE SER ARTISTA
TODOS OS FINAIS DE SEMANA EM CASA JUNTAMENTE COM MINHA MÃE E MEU PAI QUE ARRISCAVA CANTAR, ALGUMAS CANÇÕES DE NELSON GONÇALVES E QUE SE ORGULHAVA MUITO EM TER SIDO SEU AMIGO DE INFÂNCIA.
AS FESTAS COM MUITA MÚSICA ACONTECIAM E EU SEMPRE NO MEIO DOS MAIS VELHOS, COM O MEU ACORDEON QUE GANHEI DA MINHA AVÓ RAFAELA, ME METIA NO MEIO, MAS MEU INSTRUMENTO VERDADEIRO ERA O VIOLÃO. NESSA OCASIÃO, EU TINHA APROXIMADAMENTE 07 ANOS DE IDADE, E JÁ COMEÇAVA A FAZER ALGUMAS “MUSIQUINHAS” NO QUE MINHA MÃE ME INCENTIVAVA MUITO, DIZENDO QUE AS MÚSICAS ERAM LINDAS (COISAS DE MÃE), AQUI VALE DIZER QUE COMECEI MINHA CARREIRA COMO PRETENDENTE A SER ARTISTA BEM CEDO.
O MAIS INTERESSANTE É QUE EU FINGIA QUE TOCAVA NO MEIO SÓ DE FERAS: MINHA MÃE, SEU DIB, SEU CLARO, VERMELHO, DONA ADELINA, SEU DOMINGOS, PAREDÃO, ENFIM, ERAM TANTOS ARTISTAS ANÔNIMOS, DENTRE OS QUAIS HOJE A MAIOR PARTE, INFELIZMENTE, JÁ NÃO ESTA ENTRE NÓS.
COMECEI ENTÃO A ACREDITAR QUE ERA COMPOSITOR, E, NO JARDIM DA IGREJA DE TREMEMBÉ, TOCÁVAMOS SEMPRE SENTADOS NAS RAÍZES DAS IMENSAS ÁRVORES DE SERIGUEIRA E FIZEMOS UM CONJUNTO MUSICAL CHAMADO OS TREMEMBÓYS. EM TODAS AS FESTAS ÉRAMOS CHAMADOS: NO CLUBE DA CIDADE, NA FESTA DE AGOSTO, BAILES EM GARAGEM, NO CORETO FESTAS DE ANIVERSÁRIOS, ETC...
JÁ ESTAVÁMOS FICANDO “FAMOSOS”. LUIS CLAUDIO (EM MEMÓRIA), CLAUDIO CHAGAS, AMAURI CEBEIRA, GUARACY MOREIRA FILHO (MEU IRMÃO), LUIS HENRIQUE, ALBERTO RONCONI, E EU.
EU FAZIA AS MÚSICAS, ENSAIÁVAMOS, E EXECUTÁVAMOS NO CONJUNTO, E ASSIM A VIDA CONTINUAVA. PELO MENOS EM TREMEMBÉ ÉRAMOS CONHECIDOS, RSRS...
UM GRANDE CANTOR DO CONJUNTO ERA O LUIS CLAUDIO, QUE NA ÉPOCA, NOS ANOS 60, GRAVOU DUAS MÚSICAS DE NOSSA AUTORIA: “SEM O SEU CARINHO” E “SEMPRE EU FUI TRISTE”. FOI UM SUCESSO FORA DO COMUM, EM TREMEMBÉ E TAUBATÉ, MAS JÁ ERA UM BOM COMEÇO. EU APROXIMADAMENTE COM 10/11 ANOS DE IDADE, COM DUAS MÚSICAS GRAVADAS, INICIALMENTE EM ROTAÇÃO 78 E DEPOIS EM COMPACTO SIMPLES. PRA MIM ERA UMA IMENSA VITÓRIA
QUANDO FIZ 15 ANOS, JÁ ACHAVA QUE ERA CANTOR E COMPOSITOR, O MAIOR PROBLEMA ERAM AS FREQÜENTES PERGUNTAS QUE AINDA FICAVAM NO AR: SERÁ QUE ESSA MÚSICA QUE EU FIZ NÃO SE PARECE COM NENHUMA QUE JÁ EXISTE?, TENHO CERTEZA QUE TODO COMPOSITOR JÁ PASSOU POR ISSO, MAS ALÉM DISSO TAMBÉM FUI MODELO FOTOGRÁFICO, FIZ PONTA EM NOVELA DA TV RECORD, FUI MÚSICO DE CALOURO DO PROGRAMA BARROS DE ALENCAR, TAMBÉM NA TV RECORD, TOQUEI COM TANTOS ARTISTAS EM CIRCOS E FORRÓS COM MUITA HONRA QUE EM NOME DE ALGUNS CANTORES EU RENDO MINHAS HOMENAGENS A TODOS:
ANTONIO MARCOS, PAULO SÉRGIO, NILTON CESAR, PERLA, SÉRGIO REIS GERALDO NUNES, LUIS CARLOS(RAÇA NEGRA)ETC...
EM 1967 CONHECI O GRANDE ÍDOLO ANTÔNIO MARCOS, QUE, MAIS TARDE, TORNOU-SE UM GRANDE AMIGO MEU. PASSAVA PELA CIDADE DE TREMEMBÉ, PARA VISITAR UM AMIGO SEU, O GUIZARD, QUE ERA FILHO DO PREFEITO DE TAUBATÉ, MAS A FAMÍLIA DO PREFEITO MORAVA EM TREMEMBÉ, E COM ANTÔNIO MARCOS MINHA VONTADE DE SER ARTISTA TRIPLICOU, FOI QUANDO ELE OUVIU VÁRIAS MÚSICAS MINHAS E GOSTOU DA MINHA MANEIRA DE COMPOR, ME INCENTIVANDO DEMAIS A NÃO DESISTIR
FOI AÍ QUE, NUM DETERMINADO DIA, FUGI DE CASA E FUI PARA SÃO PAULO TENTAR A VIDA ARTÍSTICA. NO INÍCIO NÃO DEU MUITO CERTO, PORQUE AINDA ERA MENOR E MEU PAI LOGO ME ENCONTROU, MAS POUCO ANTES DE 1970 VOLTEI PARA SÃO PAULO OUTRA VEZ DE CARONA NA DUTRA, E A MINHA MÃE ME DEU O ÚNICO DINHEIRINHO QUE ELA TINHA ESCONDIDO DO MEU PAI, E FALOU: 'FILHO, CUIDADO! VÁ, MAS FIQUE NA CASA DE SUA AVÓ, NO BAIRRO DO BELÉM.'
PORÉM, MEU MAIOR PROBLEMA ERA QUE MINHA VÓ TINHA MUDADO E EU NÃO SABIA COMO ENCONTRÁ-LA, E AÍ COMEÇOU MINHA CAMINHADA, DIFICIL MAS EU ERA MUITO FELIZ. COM CARA DE MENINO, 16 ANOS, COMECEI A TOCAR NA NOITE PAULISTANA. DORMIA EM QUALQUER LUGAR, NA BOITE, NOS BARES, NA RUA, NA RODOVIÁRIA, SEMPRE COM MEU VIOLÃO COMIGO, AMIGO INSEPARAVÉL DE SEMPRE ATÉ HOJE.
FOI AÍ QUE COMECEI A CANTAR EM PROGRAMAS DE CALOUROS E A GRAVAR ALGUMAS MÚSICAS COM CANTORES SEM NOME, COMO: MESSIAS MARIANO, JOÃO CLEIDISON, PAULO SESTÉRIO, DEJAIR, TUTI, HERLOM; DENTRE OUTROS, E EU MESMO, ARTHUR MOREIRA. MAS SUCESSO MESMO, NA ÉPOCA FOI O MESSIAS MARIANO, TOCOU BEM EM VÁRIAS CIDADES E ESTADOS (MÚSICA “TENHO QUE SAIR DESSA”)
EU GRAVEI CANTANDO UMA MÚSICA ANTES DE 70, COM O TÍTULO DE GAROTA ILHA PORCHAT, QUE ERA TEMA DOS DESFILES DE MISSES DO CLUB ILHA PORCHAT, MÚSICA MINHA E DE LENITA MIRANDA DE FIGUEIREDO, UMA GRANDE JORNALISTA NA ÉPOCA, QUE EU CONHECI. NUNCA MAIS A VI, E, AOS POUCOS, FUI ENTRANDO NO MEIO ARTÍSTICO E CONHECENDO PESSOAS QUE MUITO ME AJUDARAM. QUEM ME AJUDOU DEMAIS NO COMEÇO E ATÉ HOJE FOI JESUS CRISTO, E DEPOIS, GERALDO ALVES, BORBINHA, BARROS DE ALENCAR, HENRIQUE GASTALDELO, OSMAR NAVARRO (GRANDE POETA), E OUTROS, QUE VIRAM EM MIM ALGUMA COISA E ME DERAM A MÃO, ME IMPULSIONANDO DE VEZ PARA O MEIO DO MEIO ARTÍSTICO. AÍ, GRAÇAS A DEUS, NÃO PAREI MAIS.
GRAVEI CANTANDO EM INGLÊS, EM PORTUGUÊS, FUI PRODUTOR DE DISCOS NA ANTIGA RCA VICTOR, MÚSICO DE ESTÚDIO, VIAJEI A AMÉRICA LATINA QUASE QUE TODA TOCANDO E CANTANDO E ATÉ QUANDO DEUS QUISER VOU CONTINUAR COMPONDO E GRAVANDO. POSSUO HOJE APROXIMADAMENTE 900 MÚSICAS GRAVADAS, SEM CONTAR REGRAVAÇÕES E ALGUMAS VERSÕES.
PODERIA FALAR MUITO MAIS COISAS A MEU RESPEITO, MAS PREFIRO QUE MINHAS CANÇÕES FALEM POR MIM
TENHO QUE DIZER QUE MINHA FILHA DÉBORAH MOREIRA FOI LANÇADA POR MIM EM 1995 E FOI NA ÉPOCA REVELAÇÃO INFANTIL DO ANO COMO DÉBORAH DEB, COM A MÚSICA DE MINHA AUTORIA “AQUELE GATO” E HOJE 2008 JÁ ESTÁ PREPARANDO SEU NOVO ÁLBUM
PRIMEIRAMENTE, EU AGRADEÇO A DEUS PELO POUCO QUE SOU, QUE PRA MIM REPRESENTA MUITO, E, EM SEGUIDA, AGRADEÇO A TODOS OS MEUS AMIGOS E A TODAS AS PESSOAS QUE DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA ACREDITARAM EM MIM, E AS QUE ME CONHECEM PESSOALMENTE, SABEDORAS DA MINHA ÉTICA, DO MEU CARÁTER E DA MINHA CONDUTA, E DO MEU TALENTO, SENDO SEMPRE AMIGO DE TODOS, COMO ARTISTA E TAMBÉM NA MINHA OUTRA PROFISSÃO QUE TANTO AMO, E ATRAVES DESTA PROFISSÃO, O MEU COMPROMISSO COM A SOCIEDADE É 24 HORAS POR DIA, COM O MEU MAIOR CARINHO.
NÃO POSSO ME CALAR DIANTE DE TANTA COISA QUE APRENDI E VI NO MEIO ARTÍSTICO NESSES POUCO MAIS DE 40 ANOS DE MÚSICA.
MÚSICA É LUZ, PAZ, É A PALAVRA DE DEUS EXPRESSA NA MENTE DO COMPOSITOR E DO CANTOR, É A INTUIÇÃO DIVINA, ONDE SOMOS ESCOLHIDOS PELO COSMOS PARA MOSTRAR AO POVO AQUILO QUE DEUS NOS RESERVOU E INCUMBIU POR DESTINO.
SOU FELIZ POR SER O QUE SOU
FAÇO QUESTÃO DE DIZER QUE NUNCA FUI CLASSE “A”
SOU POPULAR, BREGA, E FALO, CANTO E FAÇO AQUILO QUE O POVO ENTENDE.
JAMAIS EM MINHA VIDA VOU RIMAR: ”PARAFUSO COM PREGO”, COMO MUITOS POR AI QUE SÃO CONSIDERADOS GÊNIOS.
AGRADEÇO AOS MEUS PAIS POR DAREM A VIDA E A DEUS POR AINDA ESTAR POR AQUI.
QUE TODOS SEJAM ABENÇOADOS, E ESPECIALMENTE A VOCÊ CAROL, QUE ESTÁ RESGATANDO PESSOAS QUE FAZEM A ALEGRIA DO POVO E NEM POR UM SEGUNDO SÃO RECONHECIDOS"

Fala sério, né, gente... quem agradece somos nós! Além de tudo isso, eu ainda posso dizer que esse cara é uma simpatia!

Galera, continuem participando! Sejam anônimos, compositores, cantores, amantes da música, não importa, esse blog é de todos e eu faço questão da presença de cada um de vocês, reclamando, pedindo música, criticando, elogiando e especialmente prestigiando os nossos poetas mais populares.

Grande beijo a todos!!!