quarta-feira, 13 de agosto de 2008

"Filho adotivo"

"Com sacrifício eu criei meus sete filhos
do meu sangue eram seis
e um peguei com quase um mês
fui viajante, fui roceiro, fui andante
e pra alimentar meus filhos
não comi pra mais de vez
sete crianças, sete bocas inocentes
muito pobres mas contentes
não deixei nada faltar
foram crescendo, foi ficando mais difícil
trabalhei de sol a sol
mas eles tinham que estudar
meu sofrimento, ah! meu Deus, valeu a pena
quantas lágrimas chorei,
mas tudo foi com muito amor
sete diplomas,
sendo seis muito importantes
que a custa de uma enxada
conseguiram ser doutor
hoje estou velho, meus cabelos branqueados
o meu corpo está surrado
minhas mãos nem mexem mais
uso bengala, sei que dou muito trabalho
sei que às vezes atrapalho
meus filhos até demais
passou o tempo e eu fiquei muito doente
hoje vivo num asilo
e só um filho vem me ver
esse meu filho,
coitadinho, muito honesto
vive apenas do trabalho
que arranjou para viver
mas Deus é grande,
vai ouvir minhas preces
esse meu filho querido
vai vencer, eu sei que vai
faz muito tempo
que não vejo os outros filhos
sei que eles estão bem
não precisam mais do pai
um belo dia, me sentindo abandonado
ouvi uma voz bem do meu lado
'pai, eu vim pra te buscar
arrume as malas
vem comigo, pois venci
comprei casa e tenho esposa
e o seu neto vai chegar'
de alegria, eu chorei e olhei pro céu
obrigado meu senhor a recompensa já chegou
meu Deus proteja os meus seis filhos queridos
mas foi meu filho adotivo
que a este velho amparou"

Como o domingo passado foi dia dos pais, resolvi fazer aqui uma merecida e emocionada homenagem ao meu pai. A história contada nos versos desse clássico da música sertaneja nada tem a ver com a minha vida, mas, tendo um pai que adora esse estilo musical, cresci ouvindo essa música e devo confessar que todas as vezes em que eu a ouvia, as lágrimas rolavam sem que eu as pudesse impedir. Ainda que pudesse fazê-lo, penso que não deveria, afinal, a emoção é para transbordar mesmo. Não lembro-me bem o que exatamente me fazia chorar ao ouvir “Filho adotivo”, mas acho que eu sentia pena desse pai. Que bobagem! Hoje eu vejo tudo de uma forma completamente diferente. Tenho pena é desses filhos que não sabem perceber a graça que é ter um pai.
Não sei em que se inspiraram os compositores. Talvez baseados em histórias vividas ou sabidas, talvez tenha sido apenas o “fingimento poético” de que nos fala o grande poeta Fernando Pessoa. Mas o fato é que, apesar de ser uma música bastante antiga, é, infelizmente atualíssima. Digo infelizmente porque é uma tristeza ver que muitos filhos maltratam, agridem, matam aqueles que lhes deram a vida. Hoje soube de uma notícia, a qual não consigo sequer adjetivar tamanho o horror que eu sinto por imaginar a cena: uma garota de 21 anos colocou fogo na mãe. Horrível? Muito. Triste? Demais. O fim do mundo? Talvez. Será que alguém que faz pouco do pai é capaz de amar? Atrevo-me a dizer que não.
Esta é uma das músicas sobre a qual tive mais dificuldade em comentar. Entre outros motivos, isso se deve ao fato de que não encontrei quase nada a respeito de seus compositores. Por falar neles, vocês sabem quem são? Se estou certa, a maioria respondeu que não. Sebastião Ferreira da Silva e Arthur Moreira. São esses os responsáveis por tantas lágrimas que derramei todas as vezes em que meu pai ligava seu radinho e ouvia Sério Reis. Naquela época, eu, e tenho certeza de que meu pai também, jurava que Filho adotivo era do cantor. Que injustiça! Sobre Arthur Moreira eu não encontrei absolutamente nada, somente seu nome citado como sendo um dos autores dessa música. Sobre Sebastião Ferreira, encontrei o que verão a seguir:

SEBASTIÃO FERREIRA DA SILVA:

Radialista e compositor. Ainda criança começou a trabalhar como porteiro na Rádio Cruzeiro do Sul em São Paulo. Foi operador técnico na mesma rádio, e, mais tarde, radialista. Trabalhou durante 28 anos na Rádio Globo e, por dois anos, na Rádio Record, ambas em São Paulo. Nos anos 1970 descobriu artistas que depois obtiveram sucesso, como Sidney Magal e Lady Zu. Como compositor, compôs, também nos anos 1970, o clássico sertanejo "Filho adotivo", que teve várias gravações. Teve composições gravadas por diversos artistas, entre os quais Moacyr Franco, Nilton César, Ângela Maria, Carmem Silva, Evaldo Braga, Amado Batista e Jerry Adriani. Tem 22 composições gravadas por Altemar Dutra. Todo esse repertório de cantores que gravaram suas criações me leva a crer que o compositor é especialista em músicas chamadas “bregas”.

Infelizmente foi somente isso o que pude conhecer sobre Sebastião Ferreira, o que me leva a fazer aqui um apelo: Por favor, quem tiver qualquer informação sobre os compositores dessa música que é tão especial para mim, nos presenteie participando através dos comentários. Vale lembrar que esse blog não é meu, é nosso e deve ser construído por todos. Conto com a participação de vocês!

Quero dedicar a postagem de hoje ao meu querido pai. Se seu pai estiver por perto, dê-lhe um beijo, se não estiver, faça-o estar. Pai, eu amo você!

15 comentários:

Unknown disse...

Carol!
Quase chorei lendo a letra. Não conhecia, eu acho. Talvez ouvindo eu me recorde.
Tô meio sem tempo agora, mas venho outro dia conhecer melhor o blog.
Beijinho =)

Anônimo disse...

Conheço pessoalmente os dois compositores desta música, especialmente Sebastião Ferreira da Silva com quem tenho maior contato.Tomarei a liberdade de imprimir seu texto e levarei até ele para que tbm se emocione com suas lindas palavras como eu me emocionei, e vc tbm né, Carolina?
Vc é fenomenal!

Anônimo disse...

tayrine
muito legal a letra da musica
sabe q eu adoro letras de musicas
e sempre choro quando leio?
adorei bjimmmm :p

Anônimo disse...

Carol!
Eu nem preciso de falar q vc está de Parabens né?!!O blog ficou show,e a " sua cara também"!
E fiz questão de comentar nesta musica pq ela realmente tem uma letra LINDA!De emocionar!

beijooo!!! e até as proximas musicas!

Anônimo disse...

que blog ótimo,super legal e bem detalhado. a autora esta de parabens. ssuper legal mesmo

Anônimo disse...

adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeei

Anônimo disse...

Carol!!!!
linda essa música hein!?!?!?
aqui achou sobre o outro compositor????
se achou coloca ai pra gente...
queremos conhecer ele também!!!
Beijos

Anônimo disse...

Caroll !!
Agora só ta faltando sabermos do outro compositor.

To curiosaaaa!!

beijoo!

Gabriel disse...

Ou , ele é meu pai , sou o filho caçula dele :
Primeiro vem a priscila , depois a dehbora , depois o Frederico Junior e depois eu , eu sei que você não é filha dele , como sei? sou filho dele desde 1999 vai minti pra otro , eu sei quem são meus irmãos , ele é compositor e policia , para de mintir vai , se voce quer mintir pra alguem falando que é filha dele , menti pra outro vai , kkkkkkkkk eu sei bem quem são meus irmãos , para de minti vai , flw! Ah e o outro compositor tem , 60 e poucos anos ( Arthur ) tem 4 filhos , eu e meus irmãos , música que já fez tambem muito bonita : Oque me importa e conheceu minha mãe com 30 e poucos anos já tah ai a biografia que eu sei dele , sou filho dele , para de minti carol , como domingo eh dia dos pais... kkkkkkkkkkkkkkk tah ai a biografia que eu sei , meus irmãos devem saber mais , pois so sei isso falou! Ah e martha , vc já foi namorada do meu pai eu sei hihi!

Anônimo disse...

o arthur moreira é um cara "porreta" escreve como ninguém e é um músico de causar inveja
muito pouca gente sabe que ele tem uma outra profissão de destaque na sociedade
mas na música não tem pra niguém mesmo, e o sebatião ferreira é um homem muito bom,um dos maiores divulgadores que esse brasil já teve
claudio chinan

Arthur Junior disse...

Oi Carol....Eu sou filho dele meu nome é Arthur Frederico Moreira Junior, alem do meu pai ser compositor ele é Funcionario publico tbm....meu pai é simplesmente um cara muito "foda" na musica, aprendi e aprendo muito com ele, cada dia ele vem a nos impressionar......aliás o Gabriel é meu irmao mesmo...kkkkkk...
faz uns 7 anos q nao o vejo ne irmaozinho???rs.....uma coisa q eu tenho q agradecer do meu pai e minha mae é a música q eles deixaram em meu sangue.....agradeço de coração Carol por ter colocado essa música q foi composta por meu Pai Arthur Moreira e Sebastiao Ferreira, pois essa musica com certeza é um icone na cultura brasileira e representa a simplicidade e humildade do nosso povo......quiser saber mais me add no face;;;;; email arthurshb@hotmail.com estou como Arthur Moreira Jumior....bjus

Anônimo disse...

conheço o arthur moreira, que realmente é um dos maiores compositores e músicos que esse brasil já viu.
mas infelismente nossos artistas não são reconhecidos
mas ele 'É O CARA"
o sebastião ferreira é um dos maiores divulgadores e incentivadores dos "compositores" que esse país já teve.
muito embora não seja um autor de músicas sempre ajudou os compositores e sempre foi muito respeitado no meio artistico, principalmente pelas gravadoras com a sua parada de sucessos, mas indiscutivelmente tem o seu valor
eu conheço o arthur e o sebastião muito bem há quase 40 anos e por isso posso falar sem medo de errar
hoje a saude do sebastião está abalada mas ele com certeza sairá dessa
abraços aos dois
A.C.F.

ARTHUR MOREIRA disse...

Abraço amigo Claudio , obrigado por seu comentário emocionante a meu respeito... Muita Paz amigo...Arthur Moreira

Unknown disse...

Dois brilhantes compositores e grandes homens com quem tive o prazer de compreender como funciona o mundo musical, além de perceber no Dr. Arthur F. Moreira com quem mais convivi, um grande pai, profissional da SSP.sp, e amigo sincero.

Anônimo disse...

DR. ARTHUR MOREIRA, FALECEU HOJE 03/05/2021 - COVID 19