segunda-feira, 18 de agosto de 2008

"Epitáfio"

"Devia ter amado mais,
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos,
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier"

Já teve a sensação terrível de arrependimento? No bom português do dia-a-dia, devia ter feito isso... devia ter feito aquilo... Acho que todos já sentimos vontade de voltar e aproveitar mais, aproveitar quem sabe até o próprio sofrimento.
Acho essa música fantástica e já há um tempinho queria colocá-la aqui, mas na semana passada tive a oportunidade de pensar mais a fundo sobre ela e fiquei mais fascinada. Como levo sempre aos alunos estrangeiros músicas brasileiras, resolvi levar Epitáfio e ao explicar a letra fui percebendo a grandiosidade desses versos. O título remete à morte, mas os versos alertam para a vida. É como se o sujeito poético nos dissesse: "Ei, a vida é agora! Depois que morrer não adianta lamentar..." Pesquisando sobre essa música, li em algum blog, do qual já não me lembro mais o nome, a seguinte frase: "Não deixe para o epitáfio, escreva hoje a história da sua vida". Acho que essa frase resume a idéia dessa música.
Com certeza todos vocês sabem que "Epitáfio" foi gravada pelos Titãs, gravação que fez bastante sucesso, mas nem todos sabem de quem é a autoria, certo? Sérgio Britto. É esse o nosso poeta de hoje.

SÉRGIO BRITTO:

Sérgio de Britto Álvares Affonso é o único carioca dos Titãs, mas deixou o Rio ainda bebê, logo depois que nasceu, no dia 18 de setembro de 1959. Ele e os irmãos, Rui e Gláucia, moravam em Brasília quando em 1964 os militares tomaram o poder e o pai deles, o então deputado federal Almino Afonso, líder do PTB na Câmara e inimigo feroz da ditadura, teve que deixar o Brasil para não ser preso. Um ano depois, quando Fábio, o caçula, já havia nascido, a família toda saiu do país. Durante os nove anos de exílio forçado, Sérgio Britto morou no Chile e acabou sendo alfabetizado em castelhano.
Britto cresceu ouvindo Beethoven, Chopin e outros monstros sagrados da música clássica que o pai escutava, mas até os 13 anos seu desejo era um só: ser pintor. Graças à irmã, que tinha aulas de violão, descobriu o disco "Help", dos Beatles, e passou a se interessar por música. Com 14 anos, ao voltar para o Brasil, teve as primeiras aulas de piano. Nessa época ouvia Yes, Emerson, Lake & Palmer, The Who, Led Zepellin, The Beach Boys e muita MPB. Logo depois passou a dedilhar o violão que a irmã deixava encostado num canto.
Já de volta ao Brasil, foi estudar no colégio Equipe. Mas enquanto os outros titãs se embrenhavam em bandas e festivais, Britto compunha sozinho, em casa, dividindo-se entre a música e os textos do poeta tropicalista Torquato Neto, que se suicidara em 1972. A obra de Torquato inspirou Britto a fazer suas primeiras músicas, como "Go back", cuja letra ele musicou e acabou fazendo parte do LP de estréia dos Titãs. Na mesma época, fez "Os Olhos do Sol", gravada somente em 2000, quando Britto lançou seu disco solo. No Equipe, o tecladista conheceu Arnaldo Antunes e com ele passou a fazer suas primeiras composições a quatro mãos. Quando os Titãs se reuniram informalmente em 1981, na "Idade da Pedra Jovem", Britto fez sua estréia numa banda.
O tecladista é o compositor com maior número de canções gravadas nos Titãs, entre elas sucessos como "Marvin" (com Nando Reis), "Homem Primata" (com Marcelo Fromer, Nando Reis e Ciro Pessoa), "Comida" (com Fromer e Arnaldo Antunes), "Miséria" (com Arnaldo e Paulo Miklos) e a recente "Epitáfio".
Em 1994, ao lado de Branco Mello e da baterista Roberta Parisi, Britto formou a banda Kleiderman, que lançou um único disco ("Con el Mundo a Mis Pies") pelo selo Banguela, criado pelos Titãs em parceria com a WEA. Em 2001, Britto mostrou seu trabalho pessoal no disco solo "A Minha Cara", reunindo 13 canções de sua autoria e parcerias com Fromer e Arnaldo Antunes.Britto mora em São Paulo, é casado com Raquel Garrido e é pai de José, nascido em 1999, e de Júlia, que nasceu no ano passado.

Gostaram? Eu adorei conhecer a história desse artista que, até ontem, era, para mim, mais uma parte dos Titãs. Que vergonha... mas eu via Titãs como um grupo, não enxergava os integrantes como indivíduos únicos, com funções e talentos diferentes. A biografia de Sérgio Britto foi retirada do site oficial dos Titãs: http://titas.net/ Neste site vocês encontram muitas coisas interessantes: as biografias dos integrantes, notícias sobre os Titãs, fotos, vídeos, a história da banda e também o blog de Sérgio Britto, no qual podem deixar comentários, fazer perguntas e o compositor responde a todos.
Espero que essa música lhes traga a vontade de não deixar nada para depois e de degustar cada pequena coisa que a vida nos oferece, como o pôr-do-sol.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Nina!
é gente...só eu que a chamo assim, tá?heauheaheau..mas pode chamar tb, que eu deixo!!heauhea
Bom..primeiramente, amei seu blog!uma gracinha!cheio de conteúdo!Parabéns pela criatividade em criá-lo!também..não era de se esperar de menos, apenas pra mais!vc vale ouro!
Realmente, nós todos sempre estamos nos lamentando, arrependendo, e como dano maior, a falta de coragem!Deveriamos sempre fazer, para evitarmos o "Ah! Se eu tivesse feito isso ou aquilo.."
É uma composição que nos toca muito. Que nos refaz, sabe?Refaz nosso modo de ver a vida. Vida que achamos sem um pingo de poesia. Pensamento falho: ver o sol se pôr é ver poesia, é senti-la..simplesmente viva a poesia da vida, não se arrependa demais, não se lamente demais, pois tudo em excesso faz mal. Faça sempre acontecer e não tenha medo!
Isso que é música!Eu como compositora tb, prezo a música, sou a favor da música e por enquanto vivo da música tb(rsrs)!Quero ser o Sérgio quando crescer!
fique com Deus, Nina!
Lhe parabenizo mais uma vez e espero que seu blog ainda dê muitos frutos!
beijo grande da Bibi Castro

Bárbara Porto disse...

Olá
maravilhoso o post!
Viva os Titãs!

Eliseu Jr. disse...

Muito boa a proposta do blog! Toda boa canção tem uma história ou nos leva a uma reflexão! O blog é ótimo! Continue assim! Também adorei o post do "Filho Adotivo"...Conheci essa música quando ainda era bem novinho e naquela época ja achava a letra uma lição! Hehe!

Abraço.

Unknown disse...

Finalmente uma música q eu ache top

mandou bem nessa carol!!!

E aí, galera, já pensaram um dia no q vão pôr no seu "epitáfio"?

Fica aí a sugestão, quem pensar em alguma coisa, põe aqui pra gente ver

Unknown disse...

amei as suas palavras sou estudante e estou fazendo um trabalho sobre essa musica e realmente ela nos faz pensar profundamente como estamos agindo hoje.de primeiro momento pensei e trazer essa musica pois tem muita gente que so qe diversao festa bebedeira e nao pensam no amanha nao pensam que um dia vao sair do ensino medio vao se torna homens e mulheres e fazem idiotices no presente como se nao existisse o manha...hj e a minha apresentaçao e espero qe ela faça aquela galera de curtição pensa um poco mais qe a vida vai alem da beleza dinhero e conforto.

Unknown disse...

amei as suas palavras sou estudante e estou fazendo um trabalho sobre essa musica e realmente ela nos faz pensar profundamente como estamos agindo hoje.de primeiro momento pensei e trazer essa musica pois tem muita gente que so qe diversao festa bebedeira e nao pensam no amanha nao pensam que um dia vao sair do ensino medio vao se torna homens e mulheres e fazem idiotices no presente como se nao existisse o manha...hj e a minha apresentaçao e espero qe ela faça aquela galera de curtição pensa um poco mais qe a vida vai alem da beleza dinhero e conforto.

Anônimo disse...

essa música foi inspirada na obra de Clarice Lispector: aprendendo a viver!!

Anônimo disse...

The healthy condition of the hair depends, to a very large extent, on the intake of sufficient amounts of essential
nutrients in the daily diet. Skin  VCO can be used
internally and externally as an effective addition to your skincare routine.
People often make a mistake and only apply oil on the hairs while massaging head with coconut oil, hairs cannot absorb any thing
hence massaging hairs can only make them shine temporarily but cannot nourish them, for proper nourishment one needs to massage the scalp as hairs take all the nourishment from their
roots which are located in the scalp.

Here is my webpage; Darian Braun

Anônimo disse...

Hmm іs аnyone еlse encountering ƿroblems with
thhe images օn tɦiѕ blog loading? I'm tгying
to determine if its a problem on my еnd oг іf it's thhe blog.

Any feed-ƅack ѡould bе greatly appreciated.


mƴ webb рage hearsmoothie.com

Unknown disse...

Muito boa a sua informação sobre o compositor de Epitáfio. Amamos a música e não conhecíamos o autor . Valeu !